quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Interpretação de texto - “O diploma”

 

O DIPLOMA

-       Olha o diploma da mamãe! Quem tem sua mamãe, ofereça este diploma a ela! Ofereça um diploma à sua mamãe!

O rapaz aproximou-se da banca onde se exibiam os diplomas. Pediu licença para pegar um deles, enquanto o vendedor continuava gritando a mercadoria sentimental.

Mirou e remirou o papel com atenção.

-       Onde é que bota o retrato?

-       Que retrato? – perguntou o camelô.

-       O meu, para oferecer à minha mãe.

-       Ah, compreendo, o cavalheiro quer dar um retratinho a ela. Muito bem, coloque sua bonita estampa nas costas do diploma, está vendo?

Timidamente, o rapaz formulou a objeção:

- Mas, se ela enquadrar o diploma e pendurar na parede, o retrato fica escondido nas costas.

- Perfeitamente, nesse caso, ela pode pendurar o quadro de costas e o amigo fica aparecendo.

- Isso não. Eu queria botar meu retrato na frente do diploma, junto disso tudo que está aí escrito.

- Não tem problema, cola aqui neste canto, fica mais interessante.

O rapaz tirou um embrulhinho do bolso, tirou do embrulhinho sua fotografia em tamanho postal, aplicou-a sobre o diploma, no lugar indicado pelo vendedor. Reconheceu aborrecido:

-       Cabe não.

-       Cabe sim. Com licença, cavalheiro. Olhe como ficou bonito. O senhor não gosta do retrato aqui neste canto?

-       Ele precisa de mais espaço… Se não, vai cobrir as letras da escrita…

-       Ora, só umas letrinhas. Vai levar?

-       Bem… eu levo. Corto o peito do meu retrato, assim ele cabe sem ofender as palavras. E como eu faço para mandar para Inajaroba?

-       Onde fica isso, meu chapa?

-       Sergipe, então não sabe?

-       Até este momento não sabia, mas não tem problema. Enrola, bota no Correio, vai de avião.

-       Chega todo esbandalhado.

-       Então, passa ali na papelaria e pede para botar enchimento, fazer um embrulho bem legal.

-       Mais um favorzinho, moço – e o rapaz baixou a voz e a cabeça.

-       Vai dizendo, vai dizendo.

-      Pode ler para mim o que está escrito aí? Eu não gostaria que minha mãe recebesse o diploma sem eu saber o que estou mandando dizer nele…

-       Com todo prazer – e leu com ênfase, para o rapaz e para o grupo em redor, a declaração de amor de um filho à sua mamãe, em forma de diploma.

(Carlos Drummond de Andrade, Caminhos de João Brandão. Rio de Janeiro, Livraria José Olympio Editora, 1970)

Após a leitura atenta do texto, responda às questões:

1. Em que local aconteceu o diálogo do texto?

a. (   ) Num estabelecimento comercial.

b. (   ) à beira de uma calçada, na rua.

c. (   ) dentro de uma escola.

d. ( ) Em um Shopping.

2. Quais as personagens que atuam no texto?

a) a mãe e o filho

b) o pai e a mãe

c) vendedor e o pai

d) o filho e o vendedor

3. Marque a opção em que se verifica que o rapaz demonstrou boas maneiras ao se aproximar da banca.

a) Mirou e remirou o papel com atenção

b) -       Mais um favorzinho, moço – e o rapaz baixou a voz e a cabeça.

c) -      Pode ler para mim o que está escrito aí?

d) O rapaz aproximou-se da banca onde se exibiam os diplomas. Pediu licença para pegar um deles, enquanto o vendedor continuava gritando a mercadoria sentimental.

4. Marque a opção que indica que a mercadoria é destinada a explorar o lado sentimental da relação do filho com a mãe.

a) -       Onde é que bota o retrato?

b) - Não tem problema, cola aqui neste canto, fica mais interessante.

c) -       Com todo prazer – e leu com ênfase, para o rapaz e para o grupo em redor, a declaração de amor de um filho à sua mamãe, em forma de diploma.

d) -       Onde fica isso, meu chapa?

5. Qual é a primeira e principal preocupação do provável comprador?

a) o preço do diploma

b) as letras bem desenhadas do diploma

c) o envelope do diploma

d) o local reservado ao seu retrato no diploma.

6. No início do diálogo, o camelô emprega tratamento cerimonioso: cavalheiro. Mais adiante, porém, trata o possível comprador por “meu chapa”. A que você atribui essa mudança?

a) ao preço do diploma

b) a atitude humilde do comprador

c) a agressividade do comprador

d) a prepotência do comprador

7. No trecho: “O rapaz tirou um embrulhinho do bolso, tirou do embrulhinho sua fotografia de tamanho postal…”. Por causa da presença das palavras em destaque, o contexto dessa pequena passagem parece sugerir que o comprador pertencia à:

a. (   ) alta sociedade

b. (   ) classe media

c. (   ) classe pobre e mais humilde.

d. ( ) classe de vendedores de rua

8. Por que o rapaz baixou a voz e a cabeça ao pedir um último favorzinho ao camelô?

a) porque ele era um rico comerciante

b) porque ele pretendia revender o diploma

c) porque ele pretendia reproduzir o diploma

d) porque ele se sentia envergonhado por não saber ler.

9. Identifique no texto a palavra ou expressão que indica a condição que o diploma ficaria ao chegar ao seu destino.

a) mercadoria sentimental

b) bonita estampa

c) esbandalhado

d) enchimento

10. Na frase: “Eu queria botar meu retrato na frente do diploma, junto disso tudo que está aí escrito.” as palavras em destaque foram usadas pelo comprador porque o diploma estava com:

a. (   ) com o falante

b. (   ) com o ouvinte

c. (   ) longe do falante e do ouvinte

d. ( ) com a mãe

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