O DIPLOMA
- Olha o diploma da mamãe! Quem tem sua mamãe, ofereça este diploma a ela! Ofereça um diploma à sua mamãe!
O rapaz aproximou-se da banca onde se exibiam os diplomas. Pediu licença para pegar um deles, enquanto o vendedor continuava gritando a mercadoria sentimental.
Mirou e remirou o papel com atenção.
- Onde é que bota o retrato?
- Que retrato? – perguntou o camelô.
- O meu, para oferecer à minha mãe.
- Ah, compreendo, o cavalheiro quer dar um retratinho a ela. Muito bem, coloque sua bonita estampa nas costas do diploma, está vendo?
Timidamente, o rapaz formulou a objeção:
- Mas, se ela enquadrar o diploma e pendurar na parede, o retrato fica escondido nas costas.
- Perfeitamente, nesse caso, ela pode pendurar o quadro de costas e o amigo fica aparecendo.
- Isso não. Eu queria botar meu retrato na frente do diploma, junto disso tudo que está aí escrito.
- Não tem problema, cola aqui neste canto, fica mais interessante.
O rapaz tirou um embrulhinho do bolso, tirou do embrulhinho sua fotografia em tamanho postal, aplicou-a sobre o diploma, no lugar indicado pelo vendedor. Reconheceu aborrecido:
- Cabe não.
- Cabe sim. Com licença, cavalheiro. Olhe como ficou bonito. O senhor não gosta do retrato aqui neste canto?
- Ele precisa de mais espaço… Se não, vai cobrir as letras da escrita…
- Ora, só umas letrinhas. Vai levar?
- Bem… eu levo. Corto o peito do meu retrato, assim ele cabe sem ofender as palavras. E como eu faço para mandar para Inajaroba?
- Onde fica isso, meu chapa?
- Sergipe, então não sabe?
- Até este momento não sabia, mas não tem problema. Enrola, bota no Correio, vai de avião.
- Chega todo esbandalhado.
- Então, passa ali na papelaria e pede para botar enchimento, fazer um embrulho bem legal.
- Mais um favorzinho, moço – e o rapaz baixou a voz e a cabeça.
- Vai dizendo, vai dizendo.
- Pode ler para mim o que está escrito aí? Eu não gostaria que minha mãe recebesse o diploma sem eu saber o que estou mandando dizer nele…
- Com todo prazer – e leu com ênfase, para o rapaz e para o grupo em redor, a declaração de amor de um filho à sua mamãe, em forma de diploma.
(Carlos Drummond de Andrade, Caminhos de João Brandão. Rio de Janeiro, Livraria José Olympio Editora, 1970)
Após a leitura atenta do texto, responda às questões:
1. Em que local aconteceu o diálogo do texto?
a. ( ) Num estabelecimento comercial.
b. ( ) à beira de uma calçada, na rua.
c. ( ) dentro de uma escola.
d. ( ) Em um Shopping.
2. Quais as personagens que atuam no texto?
a) a mãe e o filho
b) o pai e a mãe
c) vendedor e o pai
d) o filho e o vendedor
3. Marque a opção em que se verifica que o rapaz demonstrou boas maneiras ao se aproximar da banca.
a) Mirou e remirou o papel com atenção
b) - Mais um favorzinho, moço – e o rapaz baixou a voz e a cabeça.
c) - Pode ler para mim o que está escrito aí?
d) O rapaz aproximou-se da banca onde se exibiam os diplomas. Pediu licença para pegar um deles, enquanto o vendedor continuava gritando a mercadoria sentimental.
4. Marque a opção que indica que a mercadoria é destinada a explorar o lado sentimental da relação do filho com a mãe.
a) - Onde é que bota o retrato?
b) - Não tem problema, cola aqui neste canto, fica mais interessante.
c) - Com todo prazer – e leu com ênfase, para o rapaz e para o grupo em redor, a declaração de amor de um filho à sua mamãe, em forma de diploma.
d) - Onde fica isso, meu chapa?
5. Qual é a primeira e principal preocupação do provável comprador?
a) o preço do diploma
b) as letras bem desenhadas do diploma
c) o envelope do diploma
d) o local reservado ao seu retrato no diploma.
6. No início do diálogo, o camelô emprega tratamento cerimonioso: cavalheiro. Mais adiante, porém, trata o possível comprador por “meu chapa”. A que você atribui essa mudança?
a) ao preço do diploma
b) a atitude humilde do comprador
c) a agressividade do comprador
d) a prepotência do comprador
7. No trecho: “O rapaz tirou um embrulhinho do bolso, tirou do embrulhinho sua fotografia de tamanho postal…”. Por causa da presença das palavras em destaque, o contexto dessa pequena passagem parece sugerir que o comprador pertencia à:
a. ( ) alta sociedade
b. ( ) classe media
c. ( ) classe pobre e mais humilde.
d. ( ) classe de vendedores de rua
8. Por que o rapaz baixou a voz e a cabeça ao pedir um último favorzinho ao camelô?
a) porque ele era um rico comerciante
b) porque ele pretendia revender o diploma
c) porque ele pretendia reproduzir o diploma
d) porque ele se sentia envergonhado por não saber ler.
9. Identifique no texto a palavra ou expressão que indica a condição que o diploma ficaria ao chegar ao seu destino.
a) mercadoria sentimental
b) bonita estampa
c) esbandalhado
d) enchimento
10. Na frase: “Eu queria botar meu retrato na frente do diploma, junto disso tudo que está aí escrito.” as palavras em destaque foram usadas pelo comprador porque o diploma estava com:
a. ( ) com o falante
b. ( ) com o ouvinte
c. ( ) longe do falante e do ouvinte
d. ( ) com a mãe
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