Leia o texto abaixo para responder as questões 1 a 5.
Texto 01
GERAÇÃO PONTOCOM
O pessoal que não conheceu o mundo antes do computador é imbatível na rapidez com que processa informações e novidades
O Brasil foi até bem pouco tempo atrás um país com comunicações precárias e uma sociedade com base na vida rural. Os jovens de hoje só conhecem essa realidade pelos livros de história. Quando eles nasceram, nos anos 80, o país já tinha instalado um parque industrial grande e moderno e estava conectado por redes de comunicações e por satélites. Na década seguinte, essa modernidade se traduziu na entrada na vida da classe média urbana da mesma tecnologia disponível em países mais desenvolvidos. Para o adolescente, telefone celular, videogame, cartão eletrônico e computador sempre estiveram presentes. O PC é um equipamento que acompanhou o jovem praticamente desde seu nascimento. Muitos foram alfabetizados digitando no teclado. Uma pesquisa conduzida com 2 098 adolescentes em sete capitais brasileiras pela consultoria CPM Research mostra que mais da metade deles sabem usar o computador e que 49% o usa regularmente na escola. [...]
A rapidez e a destreza em localizar e selecionar informações são alguns dos trunfos dessa geração digital. Muitos educadores se preocupam com os efeitos que a comunicação eletrônica possa ter sobre os adolescentes. Notam entre muitos deles a dificuldade de ler textos discursivos ou de se concentrar muito tempo numa única atividade. Aulas tradicionais, nas quais o professor fala e escreve com giz no quadro-negro, já não prendem a atenção dos alunos. "O adolescente está superexposto à informação e tem habilidade para processar várias coisas ao mesmo tempo", diz Sérgio Américo Boggio, diretor de informática do Colégio Bandeirantes de São Paulo, pioneiro na utilização de métodos computacionais na sala de aula.
"Mas tem dificuldade em se aprofundar em qualquer assunto", completa. Para compensar os excessos da linguagem eletrônica, algumas escolas têm aumentado a carga de leitura nos cursos e oferecido atividades complementares típicas da era pré-digital, como cursos de atividades manuais. Os alunos se dedicam a montar caixas e prismas para treinar a observação de objetos tridimensionais. É possível que muitos deles apanhem feio na hora de manipular réguas, tesouras e papelão. Mas são imbatíveis com um mouse na mão.
(http://veja.abril.com.br/especiais/jovens_2003/p_084.html [com adaptações])
01. No texto “Geração pontocom”, (...)
(A) traça-se um perfil da geração digital.
(B) descreve-se com detalhes o comportamento dos jovens dos anos 80.
(C) critica-se o excesso do uso de métodos computacionais na sala de aula.
(D) revela-se a satisfação dos professores com a rapidez e a destreza dos jovens de hoje.
02. No início do texto, há uma comparação entre (...)
(A) a vida rural e a urbana na sociedade brasileira.
(B) as aulas tradicionais e os modernos métodos de ensino.
(C) os jovens dos anos 80 e os dos anos 90 quanto à destreza digital.
(D) o Brasil de outrora e o da atualidade em relação às tecnologias de comunicação.
03. O enunciado em que se faz referência ao uso precoce do computador pelos jovens de hoje é (...)
(A) “Mas são imbatíveis com um mouse na mão”.
(B) “O adolescente está superexposto à informação...”.
(C) “Muitos foram alfabetizados digitando no teclado”.
(D) “... pioneiro na utilização de métodos computacionais na sala de aula...”.
04. Os resultados da pesquisa realizada pela CPM Research confirmam que a maioria dos adolescentes (...)
(A) utiliza com facilidade o computador.
(B) prefere o PC ao telefone celular e ao videogame.
(C) não consegue se aprofundar em qualquer assunto.
(D) não manifesta dificuldades de aprendizagem pelo uso excessivo do computador.
05. Em “É possível que muitos deles apanhem feio na hora de manipular réguas, tesouras e papelão”, “apanhar feio” significa (...)
(A) ter muita dificuldade.
(B) receber pancada leve.
(C) ser gravemente atingido.
(D) perder de maneira vergonhosa.
Leia o texto abaixo para responder a questão 06.
Texto 02
O Novo Código Florestal Brasileiro (Projeto de Lei no 1.876/99) é uma proposta de reforma do atual Código Florestal Brasileiro, promulgado em 1965. Desde a década de 1990, a proposta de reforma do Código Florestal (1) causou polêmica entre ruralistas e ambientalistas. O projeto atual tramita há 12 anos na Câmara dos Deputados e foi elaborado pelo deputado Sérgio Carvalho (PSDB de Rondônia). Em 2009, o deputado Aldo Rebelo do PCdoB foi (2) nomeado relator do projeto, tendo (3) expedido um relatório favorável à lei em 2010. A Câmara dos Deputados aprovou o projeto pela primeira vez no dia 25 de maio de 2011, encaminhando-o ao Senado Federal. No dia 6 de dezembro de 2011, o Senado Federal aprovou por 59 votos contra 7 o projeto de Aldo Rebelo (no Senado, o projeto adquiriu o nome de "Lei da Câmara nº 30 de 2011"). No dia 25 de abril de 2012, a Câmara aprovou uma (4) interpretação alterada da lei, ainda mais favorável aos ruralistas, que comemoraram. Em maio de 2012, a presidente Dilma Rousseff (5) proibiu 12 pontos da lei e propôs a alteração de 32 outros artigos. Após o Congresso aprovar o "Novo Código Florestal", ONGs, ativistas e movimentos sociais organizaram o movimento "Veta Dilma", pedindo o veto integral ao Projeto de Lei.
06. Assinale a alternativa que apresenta sinônimos para os termos sublinhados.
A) Suscitou, designado, emitido, versão, vetou.
B) Alcançou, apontou, omitido, página, rever.
C) Lançou, apontou, tentou, almejou, suscitou.
D) Alcançou, designou, omitiu, vetou, versejou.
Leia o texto abaixo para responder a questão 07
Texto 03
DIA DA VITÓRIA PARA AS BALEIAS NO OCEANO ANTÁRTICO
É oficial – A frota baleeira japonesa está deixando o Oceano Antártico. Pelo menos por esta temporada. Se eles retornarem na próxima temporada, a Sea Shepherd Conservation Society estará pronta para (1) retomar os nossos esforços para (2) obstruir e desativar as operações baleeiras japonesas.
“O Nisshin Maru fez uma mudança de rumo significativa imediatamente após o governo japonês tornar (3) oficial que a frota baleeira foi chamada de volta”, disse o Capitão do Bob Barker, Alex Cornelissen. “Parece que eles estão indo para casa!”
O navio da Sea Shepherd, Bob Barker, estava (4) perseguindo o navio-fábrica japonês Nisshin Maru desde 09 de fevereiro, o que torna impossível para os baleeiros continuarem suas operações de caça.
“Tenho uma equipe de 88 pessoas muito felizes, de 23 nações diferentes, incluindo o Japão, e eles estão absolutamente (5) encantados que os baleeiros estão indo para casa, e o Santuário de Baleias do Oceano Austral é agora, de fato, um santuário real”, disse o Capitão Paul Watson.
Os navios da Sea Shepherd, Steve Irwin, Bob Barker e Gojira, permanecerão no Oceano Antártico para escoltar os navios japoneses para o norte. “Nós não vamos deixar o santuário de baleias até o último navio baleeiro partir”, disse o capitão do Gojira, Locky MacLean.
“Esta é uma grande vitória para as baleias”, disse o Capitão Paul Watson. “Mas nós não fizemos isso sozinhos. Sem o apoio do povo da Austrália e da Nova Zelândia, não teríamos sido capazes de organizar estas viagens por sete temporadas, dos portos da Austrália e da Nova Zelândia. Somos gratos ao senador Bob Brown e ao Partido Verde australiano. Somos muito gratos ao senhor Bob Barker, por nos dar o navio que forçou a frota japonesa a deixar essas águas. Somos gratos a todos os voluntários e nossos membros de apoio. Somos gratos à Marinha do Chile e ao governo da França por seu apoio. É um dia muito feliz para todos os povos que amam as baleias e os oceanos”.
É oficial – a matança de baleias no Santuário de Baleias do Oceano Antártico (6) acabou por esta temporada, e os baleeiros não atingiram nem 10% da sua quota. A Sea Shepherd estima que mais de 900 baleias foram salvas este ano.
“É um grande dia para as baleias”, afirmou a Chefe de Cozinha da Sea Shepherd no Steve Irwin, Laura Dakin, de Canberra, na Austrália. “E é um grande dia para a humanidade!”.
07. Marque a opção que apresenta antônimos das palavras sublinhadas.
A) apreender, obrigar, paradoxal, desistindo, apaixonados, olvidou
B) suspender, desafogar, particular, abandonando, desiludidos, recomeçou
C) suspender, afogar, particular, retomando, desiludidos, recomeçou
D) aprender, descartar, patrimonial, resistindo, cansados, recomeçou
08. “Sessão”, “seção” e “cessão” são (...)
A) homônimos homógrafos
B) homônimos homófonos
C) homônimos perfeitos
D) N.D.A.
09. Assinale a alternativa em que há USO INCORRETO do sinal de crase.
A) Fomos à farmácia
B) Você compareceu àquele encontro?
C) Eu me referi à diretora.
D) Vamos à Portugal.
10. Assinale a alternativa em que há USO CORRETO do sinal de crase.
A) Voltamos à casa.
B) Os marinheiros desceram à terra.
C) Vi-o à distância.
D) Vi-o à distância de dez metros.
11. Assinale a alternativa que preencha, pela ordem, corretamente as lacunas.
“ ________ seis horas da manhã já estávamos _________ esperar o trem que nos levaria _________ cidadezinha, de onde iriamos, _________ cavalo, _______ fazenda do Sr. Jucá.”
A) As, à, a, à, à
B) Às, a, à, à, a
C) As, a, à, a, à
D) Às, a, à, a, à
Leia o texto 04 para responder a questão 12
Texto 04
Lobo ou lobo cinzento (Canis lupus) é o maior membro selvagem da família canidae. É um sobrevivente da Era do Gelo originário durante o Pleistoceno Superior, cerca de 300 mil anos atrás. Estudos genéticos reafirmam que o lobo cinzento é ancestral do cão doméstico (Canis lupus familiaris), contudo alguns aspectos desta afirmação têm sido questionados recentemente. Uma série de outras subespécies do lobo cinzento foi identificada, embora o número real de subespécies ainda esteja em discussão. Os lobos cinzentos são tipicamente predadores ápice nos ecossistemas que ocupam. Embora não sejam tão adaptáveis à presença humana como geralmente ocorre com as demais espécies de canídeos, os lobos se desenvolveram em diversos ambientes, como florestas temperadas, desertos, montanhas, tundras, taigas, campos e até mesmo em algumas áreas urbanas. O lobo cinzento, o lobo-vermelho (Canis rufus) e o lobo-etíope (Canis simensis) são as únicas três espécies classificadas como lobos. Os demais lobos pertencem a subespécies.
12. Marque a opção que justifica a concordância do verbo ser na primeira linha do texto:
A) O verbo concorda com o sujeito, em número e pessoa, mesmo que estejam distanciados entre si.
B) O sujeito coletivo exige verbo na 3ª pessoa do singular.
C) Quando há substantivos que só se empregam no plural, o verbo concorda com o determinante.
D) Quando o sujeito é formado de perto de, o verbo concorda com o numeral que acompanha essas expressões.
13. Marque a opção que ACEITA as duas formas verbais entre parênteses.
A) Após a morte, só ____________ lembranças. (resta/restam)
B) ________________, naquele jogo, lances inacreditáveis. (Aconteceu/Aconteceram)
C) Ainda ______________ dois minutos para o início das aulas. (falta/faltam)
D) A maioria das crianças não ________________ a escola. (frequenta/frequentam)
14. Marque a opção em que a colocação pronominal está CORRETA.
A) Jamais entregar-te-ei um livro defeituoso.
B) Não compreendemos os motivos que alegaram-nos.
C) Não devolver-te-ão os livros emprestados.
D) Não me tinham dito a verdade.
15. Marque a opção em que a colocação pronominal está ERRADA.
A) Não sei quando nos veremos novamente
B) Aquilo nos afastava da realidade.
C) Não lhe dei permissão para sair
D) Me pediram para ir ao cinema.
Leia o texto 5 para responder a questão 16.
Texto 5
16. Em “Ou você controla esse seu rabo ou vamos chamar outro cachorro” encontramos:
A) Orações coordenadas assindéticas
B) Orações subordinadas
C) Orações absolutas
D) Orações coordenadas sindéticas
Nenhum comentário:
Postar um comentário